quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Capital

1. Apresenta um conceito de “riqueza”.
A riqueza é a abundância de bens ou capital
2. Distingue os novos-ricos dos novos pobres, relacionando-os com os conceitos de mobilidade social e desigualdade na repartição do rendimento. 
Os novos pobres são os indivíduos que eram duma classe superior á classe baixa nomeadamente a classe média que ficaram endividados devido ao seu modo de vida com valores elevados em que gastavam o mesmo que recebiam tornando se novos pobres , enquanto os novos ricos foram os que ascenderam , ou seja foram os que investiram em múltiplos negócios.
3. Indica as actividades desenvolvidas pelos portugueses mais ricos em 2012, e compara-a com a lista de 2017Indica as alterações nas primeiras 5 posições deste ranking.
As atividades desenvolvidas pelos portugueses mais ricos foram investimentos , hospitais privados , marcas de aparelhos , bancos , grupo de empresas portuguesas ligados aos setores de energia , entre outros
4. Distingue riqueza de capital.
Quem é proprietário possui riqueza ,  no entanto , essa riqueza só é de facto capital se estiver ao serviço do processo produtivo .
5. Define os seguintes conceitos de capital: capital financeiro, capital técnico, capital circulante, capital fixo, capital social, capitais próprios, capital alheio, capital natural e capital humano.
Capital financeiro- representa todos os meios financeiros do que uma unidade produtividade pode dispor e é constituído pelo capital próprio e pelo capital alheio.
Capital técnico- Inclui todos os bens que possibilitam ou facilitam a produção de outros bens.
Capital circulante- Durante o processo de produção , como as matérias- primas , desaparecem em virtude de terem sido completamente incorporados nos produtos acabados
Capital fixo- Representa o conjunto de meios de produção que vão envelhecendo e permitindo a realização do processo produtivo por vários períodos , ou seja , são susceptíveis de várias utilizações sem que a sua estrutura sofra alteração.
Capital próprio- É o conjunto dos valores constituídos pelo financiamento dos proprietários da unidade produtividade.
Capital alheio- É o conjunto de valores que constituem o financiamento de terceiros, ou seja , o valor dos bens de que a unidade produtiva dispõe , mas que não lhe pertence.
Capital natural- é o conjunto de recursos naturais disponíveis
Capital Humano- É o conjunto das aptidões humanas que permitem a capacidade de trabalho
Capital Social- Refere se ao montante de fundos colocados á disposição de uma empresa por terceiros no inicio da vida da empresa.
6. Utilizando as definições do ponto 5. classifica os seguintes itens:
a) poupança pessoal de um empresário que foi mobilizada para a actividade produtiva
Capital Financeiro
b) valores financeiros dos proprietários da empresa, afectados à produção
Capital Próprio
c) um empréstimo bancário que a empresa contraiu 
Capital Alheio
d) maquinaria, edifícios, matérias-primas e matérias-subsidiárias empregues no processo produtivo
Capital tecnico
e) maquinaria, edifícios, etc. que são utilizados em vários ciclos produtivos (durante vários anos)
Capital Fixo
f) matérias-primas, que são incorporadas no produto acabado, participando num único ciclo produtivo
Capital Circulante
g) montante de recursos financeiros colocados à disposição de uma empresa pelos seus sócios
Capital Social
h) recursos naturais
Capital Natural
i) factor produtivo trabalho
Capital Humano
7. Partindo da apresentação popular na Internet Suiça vs Portugal na perspectiva de um portuguêsrefere sobre a importância relativa dos recursos naturais, do capital humano, do enquadramento cultural e normativo e dos valores no desenvolvimento dos países

Não interessa os recursos naturais , mas sim o capital humano mas não um capital humano de quantidade que não se importa e que não tenta melhorar o seus erros mas sim um capital de trabalho que tenta superar as suas dificuldades que é uma coisa que o povo Suíço faz e que tem ajudado a desenvolver muito o seu país enquanto os Portugueses não querem saber e esperam que seja feito por eles , mas isto  é no geral porque nem todas as pessoas são iguais.
O enquadramento cultural também não tem nada haver com o desenvolvimento de um país pois os imigrantes no seu país são rotulados como preguiçosos mas noutros países são a força produtiva
E ao nível do enquadramento normativo e de valores dos países realmente isso tem haver porque se os Portugueses não andassem sempre á procura de uma forma de dar a volta ao sistema e se concentrassem no seu trabalho e melhorar como os suíços conseguiria mos evoluir e estar ao mesmo nível que eles.

Sem comentários:

Enviar um comentário