sexta-feira, 4 de maio de 2018

Desigualdades na repartição dos rendimentos em Portugal e na UE

1. Distingue pobreza de privação material. Recorrendo à imagem no início deste post calcula quantas pessoas são afectadas pela (a) pobreza; (b) pela privação material; (c) por ambas as situações. 
A pobreza é ter um rendimento abaixo de 60% da média e privação material é não poder adquirir 3 bens em um trabalho de 9.
A- 80
B- 40
C- 34
2. Refere o subemprego como factor explicativo da pobreza. 
O subemprego é ter um trabalho que dê para lutar contra a pobreza e a exclusão social.
3. Identifica os grupos sociais que correm maior risco de pobreza e exclusão social. 
Desempregados, agregados familiares monoparentais e inactivo (não reformado, não criança).
4. Indica os cinco países da EU com (a) mais e (b) menos população em risco de pobreza, analisando o grupo etário mais jovem (0-17). 
http://www.pordata.pt/Europa/Populacao+em+risco+de+pobreza+total+e+por+grupo+etario+(percentagem)-2331-180821
A- Roménia, Bulgária, Grécia, Hungria e Espanha
B- Países Baixos, República Checa, Eslovénia, Finlândia e Dinamarca
5. Indica os cinco países da EU com (a) mais e (b) menos população em risco de privação material severa, analisando o grupo etário mais jovem (0-17).
http://www.pordata.pt/Europa/Taxa+de+privacao+material+severa+total+e+por+grupo+etario-2333-181087 
A- Roménia, Bulgária, Grécia, Hungria e Espanha
B- Países Baixos, República Checa, Eslovénia, Finlândia e Dinamarca
6. Entre o Telefone, a Televisão a cores e a Máquina de lavar roupa, verifica de qual destes bens se encontram privadas mais pessoas. Indica os cinco países com mais população privada da sua aquisição. http://www.pordata.pt/Europa/Populacao+sem+capacidade+de+aquisicao+de+alguns+equipamentos+domesticos+(percentagem)-1526-63402 
Roménia, Bulgária, Hungria, Polónia e Croácia
7. Verifica qual o género onde o problema do subemprego atinge mais pessoas. Indica os cinco países onde esse género é mais afectado.
http://www.pordata.pt/Europa/Populacao+com+menos+de+60+anos+a+residir+em+agregados+domesticos+com+intensidade+laboral+muito+reduzida+total+e+por+sexo+(percentagem)-2334-181238 
Grécia, Espanha,Bélgica, Croácia, Bulgária
8. Indica os cinco países com maior desigualdade na repartição do rendimento, medida pelo rácio S80/S20. Interpreta o valor deste indicador para Portugal.
http://www.pordata.pt/Europa/Desigualdade+na+distribuicao+do+rendimento+(S80+S20)-1540
Bulgária, Roménia, Lituânia, Espanha, Grécia
9. Indica os cinco países com maior desigualdade na repartição do rendimento, medida pelo Coeficiente/Índice de Gini. Interpreta o valor deste indicador para Portugal.
http://www.pordata.pt/Europa/Indice+de+Gini-1541
Bulgária, Lituânia, Roménia, Espanha, Letónia
Em Portugal a desigualdade tem vindo a diminuir desde 1995 mas teve umas ligeiras oscilações, em Portugal em 1996 a desiguadade era de 37% e em 2016 era de 33,9%.
10. Recorrendo ao Índice Better Life refere três dimensões como pontos fracos de Portugal, e outras três dimensões como pontos fortes (ou menos maus que noutros países). 
Melhor- segurança, equilíbrio vida-trabalho e meio ambiente
Pior- engajamento cívico, satisfação pessoal e renda
11. Consultando o PORDATArefere a evolução do poder de compra, de 1993 para 2015, em cinco concelhos à tua escolha. 
Lisboa, Porto, Oeiras,São João das Lampas e Sines perderam poder de compra. 

1 comentário:

  1. Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.

    ResponderEliminar