quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Teoria elementar da oferta

1. Distingue volume da oferta de quantidade realmente vendida.
O volume da oferta é a quantidade que os produtores desejem vender e não corresponde ao que foi realmente vendido.
2. Refere que a oferta varia com os objectivos das empresas, ou estratégias dos produtores.
Se o objectivo dos produtores for vender o máximo possível mesmo , á custa de alguns lucros , o produto vender-se-á muito mais do que se eles pretenderem obter o máximo de lucro
3. Explica por que razão a oferta de um produto depende do seu preço.
quanto mais elevado for o preço de um produto , mais rendosa será a sua produção.
Esperamos,por isso , que quanto mais alto for o seu preço maior será a oferta
4. Explica o efeito do aumento do preço dos outros produtos sobre o volume da oferta do produto N.
Em geral, o aumento de preço dos outros produtos torna relativamente menos atrativa a produção daquele cujo o preço não sobe.
5. Verifica que o aumento do custo dos factores produtivos (trabalho e capital) torna mais caros os produtos nos sectores de actividade que utilizam mais intensivamente o factor produtivo que sofreu o agravamento. 
Refere-te ao efeito do aumento do preço do petróleo sobre os diversos sectores da actividade económica. 

6. Explicita o impacto do progresso tecnológico sobre o volume da oferta, referindo o seu efeito sobre os custos de produção. 
devido ao avanço tecnológico consegue se produzir mais com custos menores
7. Indica as variáveis de que depende o volume da oferta, explicitadas por Lipsey na função da oferta. 
preço do bem , fatores produtivos , tecnologia , preço de outros bens e estrategia dos produtores
8. Explica como se chega à curva da oferta a partir da função oferta.
mantendo as variaveis constantes menos o preço do bem que vai ser relacionado com a quantidade
9. Interpreta a inclinação ascendente da curva da oferta, referindo o incentivo proporcionado pelos lucros.
A curva é ascendente porque os produtores querem maximizar os seus lucros , assim se o preço subir a quantidade desejada a vender também aumenta o que traduz o afastamento para a direta
10. Recorrendo às figuras 8.1 e 8.2 distingue variação da oferta de aumento da oferta.
A variação da oferta é o movimento ao longo da curva e aumento da oferta é o afastamento da curva
11. Indica três factores que poderão ter estado na origem do aumento da oferta ilustrado na figura 8.2.
progresso tecnologico 
baixa no preço de outros produtos 
baixa no preço dos fatores produtivos 

Sem comentários:

Enviar um comentário