terça-feira, 17 de outubro de 2017

Consumerismo

1. Consultando o link completa dois dos tópicos "Não é fácil, ser consumidor!" (p. 7) 
Não é fácil, ser consumidor pois como existem várias marcas com vários preços e muita diversidade por onde escolher e eficazes publicidades, produtos com várias funções e diferentes impactos ambientais faz com que seja difícil ser um consumidor.
2. A DECO concebeu a apresentação que tens estado a ler para promover a Educação do Consumidor e práticas consumeristas.
Refere dois objectivos da Educação do Consumidor. (p. 15) 
Distinguir necessidades básicas das necessidades supérfluas e utilizar a informação disponível para a tomada de decisões de consumo mais selectivas e esclarecidas.
3. “Até à data, e no geral, o homem actuou no seu ambiente como um parasita, tomando o que deseja com pouca atenção pela saúde do seu hospedeiro, isto é, do sistema de sustentação da sua vida.” Hutchison (2000), citado em Consumo e Ambiente
Distingue o caminho Tecnozóico do Ecozóico, e refere a importância das tecnologias limpas para salvar o Planeta da degradação do ambiente e das alterações climáticas. 
O caminho tecnozóico acredita que a tecnologia tem respostas infinitas para resolver a crise ecológica e que os seus estilos de vida consumistas e a relação que mantemos com a natureza não precisam de alteração.
Enquanto o caminho Ecozóico exige o estabelecimento de uma nova relação com a natureza e reconhecermos que somos parte independente centrando todos os esforços a reduzir o impacto destrutivo sobre os sistemas biológicos. 
4. Verifica que o consumo insustentável referido na questão anterior é explicado não só pela Economia, mas também pela Psicologia ou pela Sociologia entre outras. 
Sim pois o consumo insustentável parte dos indivíduos e dos seus hábitos de consumo que está ligado à psicologia e à sociologia que estuda por sua vez o seu modo de pensar e os seus hábitos.   
5. Refere como o consumismo é responsável pela exclusão do acesso de grande parte da população aos bens de consumo. 

6. Comenta dois direitos do consumidor que te pareçam frequentemente obstruídos. 

7. Será que frequentemente os jovens transmitem às suas famílias comportamentos de consumo mais consistentes com os seus deveres enquanto consumidores? Justifica. 

8. Indica os quatro erres do Rap do Eco Consumidor
Reciclar, reutilizar, reduzir e repensar.
9. Do teu ponto de vista o que é mais importante para consumir responsavelmente?
A - Conhecer a Lei do Consumidor
B - Ter valores compatíveis com um consumo responsável
Justifica.

Sem comentários:

Enviar um comentário